sábado, novembro 29, 2003

"I'm a man of wealth and taste..."

Hoje eu fui a um showzinho de Rap/Hip-Hop. Coisa bem nua e crua. Pessoas de fato da "peri" (não os "gangsta posers" de sempre!) pegando o microfone e falando o que eles têm para falar. E o que eles tem para falar: a condição desgraçada em que eles são criados, as necessidades que ele têm, a sedução das drogas e do crime e as tragédias conseqüentes dessas alternativas (as mais comôdas às vezes e a mais plausíveis geralmente)...

O palco era uma pilha de ripas de madeira ajeitadas pelo próprio pessoal do CEU (Casa do Estudante Universitário, local onde rolou o show). O CEU é composto por 2 prédios de 2 andares que abriga os estudantes da UnB que são de baixa renda. O ambiente transpira funcionalidade, lá só se encontra o mínimo e necessário... mas para muitos que moram no CEU esse mínimo é quase extraordinário. É realmente interessante de um certo ponto de vista, jovens da periferia cantando as "treta" da vida bandida em um lugar que é símbolo de uma segunda alternativa (essa muito mais penosa mais muito mais proveitosa)...

Nesse ambiente de consciência social e política... de fraternidade de certa forma... que me vem um pensamento na cabeça: Eu realmente quero aproveitar todas as regalias da civilização ocidental, da água encanada ao caviar!

Sim, eu quero conforto! Quero almoçar em bons restaurantes, quero ter os meus livros e discos favoritos e quero ter um carro que eu adore! Quero uma casa aconchegante e bonita! Quero ter quadros, tapetes, móveis... tudo do jeito que eu gosto! Quero conhecer todas as cidades que eu já cansei de saber sobre! Quero conhecer lugares interessantes! Quero viajar uma vez ao ano (pelo menos) para algum lugar que eu queira conhecer! Quero jantar sushi com vinho em casa com meus amigos! Quero entender de vinhos (bons!), de whiskys (bons!) e de cervejas (boas!)! Quero ter meu loft no East Village, meu apartamento em Paris e minha casa de praia em Ubatuba...

"Nossa! Você é um ser consumista que vive para ostentar!" Sim, eu sou um ser consumista. Mas isso não quer dizer que eu almoce em restaurantes por serem caros, leia e ouça aquilo que uma revista semanal me diz ser bom! Nem que eu tenha uma casa montada por algum decorador "caréééézimo" e uma pá de quadros caros sem saber o que eles são de verdade! Não quero viajar para tirar fotos e ficar mostrando os slides para meus conhecidos "morreeeeeeeerem de inveja"! Não quero esbanjar a conta do restaurante para os meus amigos só para verem o valor de um Blue Label (mesmo porque eu prefiro bourbon a scotch). Não quero ter meus imóveis para serem mostrados em revista de "Chiques e famosos"!

"Nossa! Mas isso são coisas momentâneas e passageiras! Que tipo de vida você quer levar?" Eu quero a melhor vida que eu possa pagar! E o que é a vida senão uma sucessão de momentos? E sendo assim, por que não viver os melhores momentos! "Nossa! Você é fútil!" Não sou fútil, sou alguém que têm ambições maiores do que um trabalho de 8 às 18 e uma casa própria!

É isso o que dá quando pessoas de bom gosto nascem sem dinheiro. Elas são obrigadas a ver as pessoas erradas gastarem dinheiro de maneira errada! Não existe nada mais "espírito-de-pobre" do que ostentação! Ostentação nada mais é do que o reflexo da baixa auto-estima de uma pessoa que tem dinheiro mas não tem classe ou bom gosto. Pessoas deveriam perceber que quando se ganha dinheiro ganha-se para si mesmo, não para os outros.

"Você sabe que você está fazendo apologia a um sistema capitalista voraz fundado num quadro de consumismo e frustração!" Sim! E eu espero que continue assim... meu emprego dependerá disso...

Nenhum comentário: