quarta-feira, agosto 17, 2005

Porque homens são de Ramones e mulheres são de The Clash

Ramones foi a primeira banda punk. Tá bem, Malcolm Mc’laren trabalhou melhor a estética do movimento com o Sex Pistols, mas a primeira banda a proliferar o “três acordes” foi o Ramones. Um som retão, sem muita firula, simples e direto. As letras são estúpidas e por isso mesmo são boas. O negócio não era fazer um retrato complexo da psique do homem na pós-modernidade e a convergência disto tudo no espaço ocupado por uma azeitona em uma empada. Era simplesmente reclamar de ter que ir a aula, de não poder sair, de se viver na casa dos pais e de não se ter uma namorada.

The Clash é uma banda com um pouco mais de sofisticação. Eles se deram à ousadia de ter influências mais sincréticas. Transaram com o dub e até com o reggae. Botaram um conteúdo político, um estilo maior e até uma modestíssima dose de lirismo. Eles fizeram “Train in vain” e o mais próximo disso que o Ramones fez foi “I wanna be your boyfriend”.

Getting to the point...

Imagine que você conheça uma garota extremamente interessante e pense “Wow!”. Você se encontra basicamente afim dela e essas coisas. Imagine que ela seja uma garota que esteja na mesma sala que uma de suas aulas ou numa festa. Whatever! A garota está lá e você sente a necessidade de fazer um contato mínimo com ela.

Daí você a aponta e fala para o seu amigo que você está pensando em “chegar junto”. O que ele fala para você? “Chega lá!”. Basicamente é isso com algumas variações. Agora vamos pensar: o “chegar lá” vai do papinho pseudo-despretensioso até a cantada de caminhoneiro. “Chegar lá” é uma resposta válida, claro! Mas não é uma coisa assim... precisa.

Digamos que você faça a mesma coisa com uma amiga. A primeira coisa que ela vai fazer é uma série de perguntas que vão desde o “Você conhece ela?” até a mais obscura idiossincrasia que a garota possa apresentar. Sua amiga vai ao menos tentar tirar da sua boca um extenso relatório sobre a garota e se possível ela própria vai observa-la mais de perto. Quando ela tiver com tudo pronto ela vai virar para você e te entregar um diagnóstico completo. Do que dizer até (se bobear e tudo der certo) para que lugar você deve convidar a garota.

E é por estas e muitas outras que a coisa é mais ou menos assim: homens são de Ramones, mulheres são de The Clash. Sexismos completamente à parte.

PS.: Ainda existem as mulheres que estão mais para o King Crimson. Estas mulheres costumam ser muito mais intrincadas do que a grande maioria. Tal como o grupo praticamente pai do rock progressivo (uma vez que dele surgiram grandes expoentes do gênero) são cheias de viradas e mudanças de andamento. Nunca se pode prever o próximo compasso e são subjetivas demais. Mas isso é coisa para se discutir mais a fundo e eu tô com preguiça...

Nenhum comentário: