sábado, julho 02, 2005

KNOW YOUR RIGHTS!

Caros atendentes do serviço de atendimento ao consumidor,

através deste e-mail, eu gostaria de cumprir meu papel como consumidor (além do de comprar) e sugerir-lhes um produto que satisfaria em muito uma considerável fatia do mercado de consumidores de iogurte. Na verdade não é uma sugestão de produto, mas sim uma sugestão para uma nova linha de um certo produto. Trata-se do Danoninho.

O Danoninho é o queijo petit-suisse mais famoso do mercado. Assim como certos produtos conseguem imprimir um poder de marca tamanho, o nome “Danoninho” por si só denomina (na maioria da população) qualquer tipo de queijo petit-suisse. Não duvidaria que fosse um dos produtos mais fabricados e mais vendidos pela Danone.

Apesar destes pontos, uma coisa me é muito estranha: por que ainda não criaram um Danoninho Diet?

A resposta certamente seria porque se trata de um produto que possui um papel de alimento energético (provendo lipídios, glicídios, protídios, cálcio, ferro, fósforo e vitamina A) para crianças em uma faixa etária dos 2 anos até por volta dos 6 ou 7 anos. Certamente, nestas condições, uma versão diet do produto seria um erro catastrófico. Por que crianças em uma idade de consumo calórico tão grande precisariam de uma sobremesa diet?

Acontece que hoje a infância é muito diferente de 20 ou 15 anos atrás. As crianças hoje estão muito mais sedentárias. A diversão meio que se desvinculou do esforço físico graças às novas tecnologias de entretenimento. Além disso, a maioria das crianças vive em centros urbanos onde um tipo de diversão que possui um consumo calórico mais considerável é uma forma de suicídio (quando praticada na rua) ou de tortura para com os pais (quando praticada no apartamento). Apesar do baixo consumo calórico, estas crianças continuam a consumir quase o mesmo tanto de calorias (ou mais) que as crianças de 15 ou 20 anos atrás. O resultado disso é um número de crianças obesas muito maior que 15 ou 20 anos atrás.

Mas não é apenas o aumento no índice de crianças obesas nos últimos anos que justificaria a criação de uma versão diet para o Danoninho. Outro fenômeno que deve ser notado é a maturidade tardia que é tão presente hoje nos filhos das classes A e B. Pessoas extremamente dependentes em todos os aspectos, com comportamentos juvenis e até infantilizadas. Não é de se estranhar hoje um homem nos seus 30 anos, vivendo com os pais como um adolescente e sem possuir um trabalho de fato produtivo ou que lhe provenha uma capacidade de se sustentar. Estas pessoas geralmente são consumidoras de produtos voltados para o público infantil como alguma forma de exacerbação desta imaturidade temporã. Não estranhe se, caso for a uma típica república estudantil, na geladeira tenha ao menos duas bandejas de Danoninho (ou algum congênere da concorrência).

Este parece um dado jogado ao léu e sem nenhuma relevância para uma justificativa de se criar um Danoninho Diet. Acontece que pessoas de 20, 25 ou 30 anos não possuem o metabolismo de uma criança em fase de crescimento. Consumindo produtos como Danoninho e adicionando a este batatas fritas, biscoitos recheados, pastas de amendoim, doces confeitados, achocolatados em caixinha e outras “guloseimas” temos um índice de calorias ingeridas muito grande. Adicione a estas calorias o consumo de cerveja, carne vermelha, gordura animal, refrigerante e outros. Temos uma cifra de calorias ingeridas muito grande. O uso de produtos diet (ou light) muitas vezes se torna necessário para estas pessoas.

È na convergência destes dois fenômenos que está a criação de um Danoninho Diet. A empresa Danone com certeza deve ter um departamento de marketing que poderia analisar melhor esta proposta do que eu. Mas de qualquer forma devo me sentir grato por essa abertura de canal para sugestões.

Obrigado pela atenção (eu já disse isso no parágrafo acima... acho que estou meu tornando redundante e prolixo),

Um comentário:

Pulinha disse...

Além disso há um número muito grande de crianças diabéticas Tipo 1....