sexta-feira, janeiro 09, 2004

Da pretensão e de como fazer dinheiro de forma fácil...

Foi assistindo o filme "Estrada Perdida" que eu tive uma revelação de como eu posso fazer dinheiro e ter fama de forma fácil. Não falo de piramides, consórcios ou empresas .com mas de algo sem muita técnica de adminstração de finanças Basta fazer algo sem o mínimo nexo! Uma música, um filme, uma peça ou um texto sem a mínima preocupação com o entendimento alheio.

O nome David Lynch é um nome com uma aura de grandeza e magnitude. Alguns de seus filmes que eu já vi são excelentes, no entanto outros são como um cubo mágico que foi mexido demais e assisti-los é praticamente uma prova de resistência. Por algum estranho motivo são exatamente esses os filmes que fazem mais sucesso. Por quê? Apenas pelo fato de serem mentalmente fatigantes? Aristóteles (autor de "Poética", livro que talvez tenha lançado as bases da narrativa ocidental) deve ter dado piruetas no túmulo quando o roteiro de "Estrada Perdida" foi escrito! O entendimento do enredo não está ao alcance dos meros mortais. Para quê? Do outro lado da tela nós temos o público. O público assite o filme e sai com que conclusão do filme? Eu não sei...

Como um filme com um enredo tão futilmente complicado é ovacionado por tantos? Muito simples: criticar essa característica tão gritante no filme seria assumir publicamente a sua burrice! "Como assim você não entendeu o filme? Está tudo nas entrelinhas!" Ora, se eu quisesse ver as coisas nas entrelinhas eu estaria em casa tentando decifrar os escritos de Nostradamus. "E você? Entendeu?" Essa pergunta geralmente é respondida com uma série de explicações que possuem a única (e ineficaz) função de escamotear a verdade de que teria mais fácil se tivéssemos visto um filme iraniano sem legendas!

Uma grande questão é quem é mais pretencioso: o diretor ou o espectador? Não dá para se saber, afinal o primeiro acha refúgio na pretensão do segundo! Ás vezes eu acho que o sr. David Lynch pensou "Ah, eu sou o senhor-todo-fodão David Lynch! Quem vai assumir que não entendeu o filme? E se assumir, quem irá levá-lo a sério?" Eu não entendi! E não faço a mínima questão de não ser levado a sério por uma meia dúzia de pessoas que vivem de citar notas de livros que nunca leram e de assistir filmes que não entendem...

Um mecanismo muito estudado na indústria cultural é o da coptação da contracultura. A contracultura manifesta uma série de estilos e tendências que são coptados pela indústria cultural e transformados em produtos. Eu aponto um novo mecanismo que ocorre dentro da própria contracultura: um artista pretencioso produz uma peça pretenciosa calçado na pretensão do seu público. O público, uma vez pretencioso, ovaciona aquela "enorme-inovação" causando um feed-back. Temos então um ciclo onde artista e público se encontram calçados em uma infraestrutura composta por pretensão, camisa golas rolês e cafés cults... E assim caminha a humanidade...

Nenhum comentário: